segunda-feira, 12 de setembro de 2011

- Hidrate sempre seu Cabelo!


Uma vez eu recebi um pedido para que eu fizesse um post falando sobre como eu cuidava do meu cabelo. Meu cabelo é cheio das manhas, então seria muito complicado dedicar um post inteiro só pra falar de como eu cuido da minha juba (na verdade ele nem merece um post inteiro só pra ele, pois ultimamente ele tem andado muito rebelde!). Aos poucos, conforme eu for falando sobre os produtos que eu uso, vocês vão entendendo como eu cuido.
Uma coisa interessantíssima de se falar é sobre shampoo. Todo mundo lava o cabelo ou pensa que lava. Vocês devem estar se perguntando “Como assim pensa que lava Ainá?”. Já ouvi muita gente falar que lavar com água quente é ruim porque a água resseca os fios, que a água fria é ruim porque não limpa direitinho e otras cositas más.
A verdade é que há um jeito certo de lavar o cabelo, mas pouca gente sabe disso. Vou explicar direitinho pra ninguém errar mais na hora de lavar as madeixas:
- Existem 2 tipos de shampoo:
a) Transparente. Eles podem ter cor mas são transparentes, tipo os da Jonhson’s de bebê, que é amarelinho mas transparente sabe? A maioria dos shampoos para cabelos oleosos e praticamente todos os de limpeza profunda (anti resíduos) são transparentes.
b) Leitoso. Estes tem a função de tratamento, são aqueles leitosos, branquinhos. Não dá pra usar só ele sem usar o de limpeza antes! A verdade é que nenhum shampoo de tratamento dá resultado se o cabelo estiver sujo.
Siiiim, infelizmente você tem que passar shampoo no cabelo duas vezes!
Quem tem cabelo oleoso ou misto (raiz oleosa e pontas secas, eu bj) só precisa de um shampoo de limpeza. Você limpa o cabelo bonitinho e depois o condicionador cuida da parte seca.
Quem tem o cabelo seco é bom lavar uma vez com o shampoo de limpeza, e outra com o shampoo de tratamento. E depois o condicionador é sempre muito bem vindo! Ah e isso também vale para cabelos cacheados e crespos.
A temperatura ideal para lavar as madeixas é a morna. A água quente resseca os fios e causa o frizz e a água fria não abre as cutículas, o que impede os fios de serem completamente limpos. O shampoo só deve ser aplicado no couro cabeludo e sempre massageado com a ponta dos dedos. O objetivo do shampoo é tirar a sujeira e oleosidade do couro cabeludo e ao longo dos fios, mas não há a menor necessidade de aplicar o produto no comprimento, pois quando você estiver enxaguando, essa área automaticamente receberá o shampoo diluído, sacou?
Agora é hora de hidratar! O condicionador deve ser aplicado só no comprimento dos fios, nada de usá-lo na raiz, se não seu cabelo vai ficar é oleoso e bem grosso. O condicionador precisa ser retirado todo e completamente do cabelo, sem deixar nenhum resquício. Se não os fios ficam com um aspectopesado sem vida quando secos. Essa última enxaguada é bom que seja com água fria. Eu odeio com todas as minhas forças tomar banho frio, mas isso é super necessário para fechar as cutículas dos fios, o que deixa o cabelo mais sedoso, brilhante e sem frizz.
E nada de esfregar a toalha na cabeça para secar o cabelo! Eu geralmente tiro o excesso de água e deixo os fios secarem naturalmente.
Como eu faço: Eu tenho dois shampoos transparente, um anti resíduo que eu uso uma vez por semana e um normalzinho que eu uso sempre que vou lavar o cabelo. Então eu começo com o shampoo transparente e depois (quando eu digo depois é depois de enxaguar obviamente), eu uso o leitoso. Atualmente o meu anti resíduo é da Neutrogena e o transparente Johnson’s amarelinho basicão. Condicionador eu costumo dizer que dessas linhas populares, o Pantene é rei! É um que eu não abro mão mesmo! Apesar de que às vezes eu uso creme de tratamento como condicionador também.
Agora que ficou claro como eu lavo o meu cabelo, eu já posso pensar em um próximo post explicando o que mais eu uso na hora de pentear, finalizadores, cremes noturnos e tudo mais! E a impressão que eu tenho sobre cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário